ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Artigos]

Dos Jogos Olímpicos aos Paraolímpicos *

Maria Regina Rocha**

Depois dos Jogos Olímpicos de Pequim, os Jogos Paraolímpicos. Tema para uma abordagem à volta de palavras ligadas ao atletismo


(...) Olímpico é uma palavra da família de Olimpo, a morada das divindades da mitologia grega, monte entre a Macedónia e a Tessália, e de Olímpia, cidade-berço dos mais famosos jogos da Antiguidade Clássica.

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram constituídos por um conjunto de provas denominadas pentatlo. Eram cinco provas desportivas: na constituição desta palavra é visível o elemento de formação penta-, que significa cinco e está presente, por exemplo, nas palavras pentágono (polígono com cinco ângulos e cinco lados), pentaedro (poliedro que tem cinco faces), pentagrama (pauta musical de cinco linhas; figura simbólica ou mágica formada por cinco letras) e Pentateuco (conjunto dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento).

O pentatlo era constituído por salto em comprimento, corrida, arremesso do disco (o discóbolo era o nome dado ao atleta que arremessava o disco), luta e lançamento do dardo. Actualmente, os Jogos Olímpicos contemplam muito mais modalidades (aprovadas pelo Comité Olímpico Internacional), e o pentatlo moderno engloba provas de corrida, natação, hipismo, esgrima e tiro.

Vejamos três dos inúmeros termos do vocabulário relativo aos Jogos Olímpicos: atletismo, dardo e recorde.

A palavra atletismo é formada de atleta, que, originariamente, significava «lutador, gladiador». A palavra evoluiu, designando hoje em dia não só o praticante de atletismo (modalidade desportiva que engloba corridas de velocidade e de resistência, saltos horizontais e verticais, marcha atlética e diversos tipos de lançamento) como, em geral, a pessoa que pratica um desporto, participando geralmente em competições.

O dardo é uma arma de arremesso em forma de lança. A sua forma tem que ver com a da língua das serpentes, também chamada dardo. No desporto, o dardo é uma haste de madeira terminada em lança de ferro. Em sentido figurado, e partindo do literal, a palavra dardo designa um dito que magoa.

Recorde é um termo constantemente utilizado nos Jogos Olímpicos: os atletas procuram bater o recorde pessoal, o recorde olímpico ou o recorde mundial. Esta palavra provém do inglês (record) e designa o melhor resultado oficialmente registado. Efectivamente, em inglês, o verbo to record significa «registar, conservar de modo permanente», e o substantivo record, «registo, resultado que supera os anteriores».

A terminar, uma breve referência às palavras paraolimpíadas e paraolímpico. As paraolimpíadas são uma competição desportiva internacional de estrutura e objectivos idênticos aos das olimpíadas, destinada a atletas com deficiência. Aquelas palavras deverão manter o o (paraolímpico, e não "paralímpico"). A palavra paraolímpico é constituída pelo elemento de formação para-, que exprime a ideia de aproximação, proximidade (presente, por exemplo, nas palavras paramédico e parapsicologia), e a palavra olímpico. Suprimir a vogal o significaria atentar contra a integridade semântica da palavra, formada a partir de olimpíadas.

* Artigo publicado no Diário do Alentejo do dia 29 de agosto de 2008, na coluna A vez... ao português :: 30/08/2008

Sobre o autor

** Maria Regina Rocha, licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa; mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e doutoranda na mesma; professora na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra; larga experiência pedagógica no ensino politécnico (Escola Superior de Educação de Coimbra) onde lecionou várias disciplinas na área da Língua Portuguesa. Coautora, entre outros livros, de Cuidado com a Língua!, Assim é que é falar! 201 perguntas, respostas e regras sobre o português falado e escrito, e A Gramática – Português – 1.º Ciclo.

Enviar:

Artigos
Um erro crasso de ortografia
Futuro... da preguiça
Um item, dois itens...
Dezenas de milhar(es) de pessoas
"Desgusta"... com desgosto
Sansão mas sem Dalila…
«Isso pode ficar entre "parentes", professor?»
«De encontro a»,
«ao encontro de»
Notícia do desassossego
Razões q.b. para recusarmos o barbarismo "precaridade"


Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos