ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Correio]

Acordo Ortográfico e "Policia"

Dentro de 10 anos, o Acordo Ortográfico será ainda possível?

Surgiu-me esta pergunta quando, há uns meses atrás, reparei num enorme e repetido "POLICIA" nas viaturas da PSP. Logo, visível e legível, todos os dias, por essas estradas e ruas de Portugal. Por isso, várias perguntas podem ser levantadas ao ministro da tutela, ao comandante da velha corporação e ao próprio (e poderoso) funcionário que acabou, sem dar cavaco a ninguém ou a um simples prontuário ortográfico, com o tal velho acento.

Por esta nova ordem... de acentos e a evidente falta de autoridade de quem ensina e aprende esta língua (Português com acento) sem defesa e protecção (até a Polícia já a abandonou e de que maneira), talvez fosse de propor uma maior simplificação, passando esta "Policia" a ser, pura e simplesmente, de Seguranca Publica. Assim, além de acentos e cedilhas a menos, haveria uma evidente economia de muitos litros de tinta...

Um alfabetizado (português e indefeso).

Jorge Mendes :: :: Portugal     30/01/2008

[Correio]
Um abraço do Japão
«Nem um cêntimo» para o Ciberdúvidas
Virtualidades, mais uma vez
Novamente a posição do Ciberdúvidas quanto ao Acordo Ortográfico
Será que já não há remédio para o "metriológico" e para a "metriologia"?...
«A vossa forma de dar...»
Predicativo do complemento direto: uma análise alternativa
Sintaxe e semântica, outra vez
Repreensão ao Ciberdúvidas
Ainda sobre a expressão «ter a mania»

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos