ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Correio]

O Ciberdúvidas
e as intervenções sobre o ensino do Português II

Acusam-me os responsáveis do Ciberdúvidas de laborar num equívoco. Como pai e como marido de uma professora de português, comecei há algum tempo a aperceber-me que se produzem textos muito bons sobre como fazer exame e que justificam opções no ensino do português. Vejo que há acções nas escolas que põem os meus filhos a ler como a minha geração nunca leu (e fico feliz por eles não lerem 'A morgadinha dos canaviais' com a idade em que li).

Onde estão esses textos representados no Ciberdúvidas? Procurei as entrevistas a autores desses no arquivo do programa de rádio e não encontrei. Todo o destaque é dado a textos de jornais. Quem não tem acesso aos jornais (quem não faz parte de certos clubes ou lobbies) não se vê representado.

Não tenho competência para fazer o comentário extenso que o texto da Maria Filomena Mónica merece, mas sei que saber ler uma obra não é saber a vida e a obra do seu autor. Também sei que o modelo que a Maria Filomena Mónica está a defender é o modelo em que posso ter 20 no exame sem nunca ter lido a obra, porque possibilita o estudo pela sebenta.

Mas, segundo me dizem, coisas destas já foram ditas por muitos. Mas o Ciberdúvidas só publica o que aparece nos jornais...

João Carvalho :: :: Gestor
Lisboa - Portugal

[R] O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa é um espaço de esclarecimento, informação, reflexão e debate sobre a língua portuguesa, em todas as suas vertentes. Por isso, todos os textos a respeito do ensino do português de que tenhamos conhecimento ou que nos sejam enviados, obviamente, terão sempre acolhimento no Ciberdúvidas, seja qual for o seu ponto de vista. E, se nos sugerir quem queira escrever para o Ciberdúvidas — ou possa ser entrevistado no Páginas de Português —, defendendo a qualidade do ensino do português no actual sistema de ensino em Portugal, só temos de lhe ficar gratos.

Um esclarecimento final: não é verdade que «o Ciberdúvidas só publica o que aparece nos jornais». Antes pelo contrário — como é facil de confirmar nas rubricas O Nosso Idioma, Lusofonias, Ensino, Diversidades e, até, nas Controvérsias.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 17/07/2008

[Correio]
Um abraço do Japão
«Nem um cêntimo» para o Ciberdúvidas
Virtualidades, mais uma vez
Novamente a posição do Ciberdúvidas quanto ao Acordo Ortográfico
Será que já não há remédio para o "metriológico" e para a "metriologia"?...
«A vossa forma de dar...»
Predicativo do complemento direto: uma análise alternativa
Sintaxe e semântica, outra vez
Repreensão ao Ciberdúvidas
Ainda sobre a expressão «ter a mania»

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos