ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Correio]

Sobre "O nepotismo, o emprego e o `Estadão´"

[Sobre o comentário em Lusofonias, "O nepotismo, o emprego e o `Estadão´", por Francisco Seixas da Costa],  gostaria de fazer a defesa do nosso bom escrivão Caminha (que outro país teve a sorte de nascer com uma certidão de nascimento redigida com tanta riqueza de definição?) no que respeita à acusação de nepotismo. Vejo de forma bastante natural o pedido que faz:

«E pois que, Senhor, é certo que, assim neste cargo levo, como em outra qualquer cousa que de vosso serviço for, Vossa Alteza há de ser muito bem servida, a ela peço que, por me fazer singular mercê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório meu genro – o que d’Ela receberei com muita mercê.»

Ora, não pede Caminha emprego para seu genro, mas apenas transferência para a Corte de um funcionário (ou militar, não sei) que estava em Ultramar. O pobre escrivão, por certo, não suportava mais o choro da filha sem marido...

Paulo Mário Beserra de Araujo :: :: Rio de Janeiro - Brasil     13/10/2008

[Correio]
Um abraço do Japão
«Nem um cêntimo» para o Ciberdúvidas
Virtualidades, mais uma vez
Novamente a posição do Ciberdúvidas quanto ao Acordo Ortográfico
Será que já não há remédio para o "metriológico" e para a "metriologia"?...
«A vossa forma de dar...»
Predicativo do complemento direto: uma análise alternativa
Sintaxe e semântica, outra vez
Repreensão ao Ciberdúvidas
Ainda sobre a expressão «ter a mania»

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos