ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Correio]

Samba com bacalhau

Noto uma grande ignorância dos Brasileiros a falar de Portugal, mas também noto uma grande ignorância de portugueses a falar do Brasil e das coisas brasileiras!

Se não vejamos o que disse a Sra. Sara Leite.

"Pretender que os portugueses escrevam fato em vez de facto, ou que os brasileiros passem a grafar lingüiça sem trema é, talvez, comparável a obrigar os primeiros a dançar o samba nas festas populares e os segundos a comer bacalhau no Natal."

Para além de misturar as coisas sem nexo e sentido, demonstra uma ignorância sobre o Brasil.

Ela nem deve saber da loucura dos Brasileiros pelo bacalhau. Se pudessem eles comiam no Natal, na Páscoa, no Carnaval, no Tiradentes, sempre... Apesar de ser caríssimo, sempre há e sempre se vende.

Por outro lado, bem mais fácil para um português dançar samba que muitos brasileiros. O Brasil não é só Bahia, Rio e São Paulo. Isso conta muito pouco na sua totalidade. Minha mulher brasileira diz repetidamente que eu sou naturalmente muito mais brasileiro do que ela. Um português facilmente gosta de Samba, Pagode, Sertanejo, etc. Ora isto é desprezado por muito gente da classe média, que só gosta do rock brasileiro, MPB, etc.

Paulo Manuel Sendim Aires Pereira :: :: Londrina - Brasil

[R] Lamento se ofendi o(s) consulente(s) brasileiro(s) com a minha ignorância sobre o Brasil. O que eu quis dizer foi simplesmente que a cultura influencia o uso que fazemos da língua, pelo que, naturalmente, Portugueses e Brasileiros têm formas diferentes de usar a língua portuguesa.

Sara Leite :: 23/03/2009

[Correio]
Um abraço do Japão
«Nem um cêntimo» para o Ciberdúvidas
Virtualidades, mais uma vez
Novamente a posição do Ciberdúvidas quanto ao Acordo Ortográfico
Será que já não há remédio para o "metriológico" e para a "metriologia"?...
«A vossa forma de dar...»
Predicativo do complemento direto: uma análise alternativa
Sintaxe e semântica, outra vez
Repreensão ao Ciberdúvidas
Ainda sobre a expressão «ter a mania»

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos