ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Correio]

Personagens de Portugal com sotaque brasileiro

Curioso!

[Deparo-me com uma] entrevista, no jornal Metro [Lisboa, Portugal], ao famoso autor de banda desenhada Seth MacFarlane:

«Porque é que em Family Guy as personagens portuguesas falam com sotaque brasileiro? Não há muitos portugueses em Hollywood à procura de trabalhos como actores de voz... E é engraçado que ninguém no nosso “staff” consegue distinguir o sotaque. Espero que sirva de desculpa aos nossos espectadores portugueses, que estão, certamente, ofendidos pelo nosso retrato desrespeitador da sua cultura.»

Continuação do bom trabalho!

Pedro Santos (empregado de escritório) :: :: Covilhã - Portugal

[R] O nosso obrigado por nos chamar a atenção para esta entrevista.

É realmente curiosa a desculpa de Seth MacFarlane. Além de sintomática de simples ignorância (vá lá, que não puseram as personagens a falar castelhano do México, da Venezuela ou da Argentina), o facto de a equipa em apreço ser incapaz de distinguir a pronúncia brasileira da portuguesa pode sugerir duas conclusões: ao contratarem brasileiros para dar voz às personagens, reconhecem que no Brasil se fala português (há quem ache isso discutível, mesmo no Brasil); ao negligenciarem ou desconhecerem a variedade europeia, deixam transparecer uma imagem global da língua que é dada pela variante brasileira. Ou seja, parece que em certos meios dos Estados Unidos o português prototípico é o que se fala no Brasil. Que melhor indício do que este para mostrar, por um lado, a unidade da língua e, por outro, a alteração de forças entre variantes de português?

Carlos Rocha :: 05/10/2010

[Correio]
Um abraço do Japão
«Nem um cêntimo» para o Ciberdúvidas
Virtualidades, mais uma vez
Novamente a posição do Ciberdúvidas quanto ao Acordo Ortográfico
Será que já não há remédio para o "metriológico" e para a "metriologia"?...
«A vossa forma de dar...»
Predicativo do complemento direto: uma análise alternativa
Sintaxe e semântica, outra vez
Repreensão ao Ciberdúvidas
Ainda sobre a expressão «ter a mania»

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos