ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Correio]

Acerca do Dicionário de Gentílicos e Topónimos

Na resposta a «O adjectivo relativo ao rio Tamisa (Inglaterra)» menciona-se, na bibliografia consultada, o «Dicionário de Gentílicos e Topónimos». Como confiar nele se contempla, por exemplo, "Toscânia", "Túnis" e "Trípoli" ou "lourenço-marquino" como gentílico de Maputo? (Os Maputenses não reclamam?) Mais: "Seycheles" (só arquipélago) tem os gentílicos seychellense e "seichelense"; Gibraltar tanto pertence à Europa como à Espanha; Guam ilha é na "Oceania", mas Guam região é na Oceânia; "Urais" dá uralense; Genebra pertence à "Suiça", e o Kosovo pertence à Sérvia e Montenegro... Tem erros, gralhas e lacunas que bastem para não poder ser referência. Concordam?

Paulo Pimenta (revisor) :: :: Lisboa, Portugal

[R]

Tendo sido uma das obras que nos serviram de fonte para respondermos à questão que nos foi apresentada sobre o adjectivo relativo ao rio Tamisa, seria um contra-senso considerarmos que o Dicionário de Gentílicos e Topónimos, da responsabilidade do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), não fosse uma obra de referência. É-o, de facto, e, tal como qualquer outra, deverá ser cruzada com a restante bibliografia específica.

Lembra-se, ainda, que o Dicionário de Gentílicos e Topónimos apela à colaboração do público, dando-lhe abertura para contactar o Portal da Língua Portuguesa sempre que o utilizador considerar oportuno, com comentários e sugestões, como se pode verificar na página da «Apresentação detalhada»:

«Apreciaremos a sua colaboração no sentido de ajudar a melhorar este sítio. Se tiver conhecimento da existência de gentílicos que não se encontrem nesta lista, pode seguir esta ligação, propondo gentílicos que não tenhamos aqui incluído e fonte bibliográfica onde se encontram registados. Se indicar o seu nome e endereço eletrónico, tentaremos responder com brevidade ao seu comentário.»

Eunice Marta :: 07/10/2010

[Correio]
Um abraço do Japão
«Nem um cêntimo» para o Ciberdúvidas
Virtualidades, mais uma vez
Novamente a posição do Ciberdúvidas quanto ao Acordo Ortográfico
Será que já não há remédio para o "metriológico" e para a "metriologia"?...
«A vossa forma de dar...»
Predicativo do complemento direto: uma análise alternativa
Sintaxe e semântica, outra vez
Repreensão ao Ciberdúvidas
Ainda sobre a expressão «ter a mania»

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos