ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Correio]

Sobre o vocabulário essencial
do Quadro Europeu Comum de Referência

Há algum tempo que acompanho o vosso interessante e muito útil sítio na web. Não tinha tido ainda a oportunidade de vos dar pessoalmente os meus parabéns por um bom trabalho, e único no Ciberespaço, que me conste, em prol da língua portuguesa. Aproveito então o ensejo de uma dúvida para fazê-lo.

Quanto à minha dúvida em concreto, prende-se com o ensino de Português a estrangeiros, nomeadamente no que respeita às questões do vocabulário. Pergunto-me se existirá algum documento oficial a nível nacional ou de outro país dos PALOP que defina o vocabulário essencial a cada nível de ensino da língua.

No Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa, documento a meu ver mais balizado para esta definição, a mesma é apresentada de forma muito vaga mediante noções de competências, mas não se aborda directamente a questão concreta do vocabulário essencial a cada nível de aprendizagem. Não cabe obviamente aqui a questão porque não o faz, o que daria azo a um artigo sobre o assunto.

Existe ainda, no entanto, o Nível Limiar, documento essencial nas primeiras definições europeias de níveis linguísticos e que ficou célebre pela sua abordagem inovadora, por sua vez também do Conselho da Europa, mas bastante anterior ao primeiro. Encontra-se o mesmo, infelizmente, e na minha modesta opinião, de certa forma datado no tempo, tendo tido a sua publicação no ano de 1988, altura em que se davam os primeiros passos, de certo modo ainda incertos, na definição do ensino/aprendizagem de línguas na Europa.

Não é minha intenção denegrir aqui tão importante documento não apenas pela sua grande inovação à época, mas acima de tudo pela utilidade do mesmo a nível de estudos posteriores. A minha dúvida prende-se tão-somente com a questão de existirem outras ferramentas dentro da categoria das já mencionadas que se encontrem porventura mais actualizadas e apresentem um vocabulário essencial (caso do Nível Limiar) ou vocabulários definidos de acordo com os níveis de proficiência actualmente reconhecidos (níveis de competência do Quadro Europeu Comum de Referência mencionado).

Não vos querendo tomar mais tempo, pois imagino o quanto vos é precioso na elaboração de tão importante projecto como é o Ciberdúvidas, agradeço desde já a vossa boa atenção e disponibilidade para este meu assunto, certo de que o mesmo terá a melhor resposta que vos for possível da vossa parte. Creiam-me um leitor fiel e regular seguidor do vosso utilíssimo sítio e bem-hajam pelo vosso trabalho.

Com os melhores cumprimentos,

David Aboim

Davis Aboim :: ::

[R]

Sugerimos que tome como referência a lista do Português Fundamental. Apesar de não ser uma lista criada especificamente para servir o ensino de português língua estrangeira, Isabel Leiria, em Léxico, Aquisição e Ensino do Português Língua não Materna (Fundação Calouste Gulbenkian/FCT/MCES, 2006), quando da análise de corpus recolhido (e que agora faz parte integrante do Corpus de Produções Escritas de Aprendentes de PL2, da FLUC), concluiu que 1454 das 2217 palavras que constituem o Português Fundamental ocorreram pelo menos uma vez em textos escritos por aprendentes com pelo menos seis meses de ensino formal do português.

Gratos pelas palavras de apreço.

Ana Martins :: 02/09/2011

[Correio]
Um abraço do Japão
«Nem um cêntimo» para o Ciberdúvidas
Virtualidades, mais uma vez
Novamente a posição do Ciberdúvidas quanto ao Acordo Ortográfico
Será que já não há remédio para o "metriológico" e para a "metriologia"?...
«A vossa forma de dar...»
Predicativo do complemento direto: uma análise alternativa
Sintaxe e semântica, outra vez
Repreensão ao Ciberdúvidas
Ainda sobre a expressão «ter a mania»

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos