ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Correio]

Gentílicos usados pelos serviços da União Europeia

Gostaria de remeter todas estas dúvidas relativas a gentílicos para esta lista de Estados, territórios e moedas, publicada (e sempre constantemente actualizada) pelo Código de Redacção Interinstitucional do Serviço de Publicações da União Europeia.

Como se poderá verificar, nessa lista, os habitantes do Cazaquistão são denominados cazaques, do Usbequistão, usbesques, etc.

Creio que esta lista poderá ajudar a eliminar muitas dúvidas.

André Gouveia :: :: Portugal

[R]

Agradecemos o envio da ligação de hipertexto ao Código de Redação Interinstitucional da União Europeia, o qual tem sido também um recurso do Ciberdúvidas para respostas como esta sobre opções a ter em conta no que respeita a regras e convenções de escrita harmonizada.

A propósito do Anexo 5 e da respetiva lista harmonizada das designações de Estados, territórios e moedas para o qual o consulente nos remeteu, gostaríamos de relembrar que está também disponível em linha o Dicionário de Gentílicos e Topónimos no Portal da Língua Portuguesa, da responsabilidade do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), um recurso igualmente útil para resolver as dúvidas que surgem sobre gentílicos como uzbeque ou cazaque.

M.M.M. :: 17/09/2011

[Correio]
Um abraço do Japão
«Nem um cêntimo» para o Ciberdúvidas
Virtualidades, mais uma vez
Novamente a posição do Ciberdúvidas quanto ao Acordo Ortográfico
Será que já não há remédio para o "metriológico" e para a "metriologia"?...
«A vossa forma de dar...»
Predicativo do complemento direto: uma análise alternativa
Sintaxe e semântica, outra vez
Repreensão ao Ciberdúvidas
Ainda sobre a expressão «ter a mania»

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos