ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

O termo ensino-aprendizagem

[Pergunta] Pode-se usar o biómio «ensino-aprendizagem» (com hífen) ou o que está correcto é a utilização das duas palavras ligadas pela conjunção «e», ou seja, «ensino e aprendizagem»?
Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos.

João Alves :: :: Portugal

[Resposta] Desde há muito que nas ciências de educação se reconhece que o processo de ensino é indissociável do processo de aprendizagem, porque compreendendo melhor este é que se poderá possibilitar aquele. As formas de escrever este binó[ô]mio têm variado, muitas vezes em função de linhas argumentativas bem fundamentadas. Assim, a par de (processo de) ensino/aprendizagem, é recorrente a forma ensino-aprendizagem. Esta forma hifenizada parece-me refle(c)tir melhor o conceito a transmitir, mostrando o hífen que o processo em causa é a associação de dois tipos de relação pedagógica e cognitiva e não uma alternativa entre eles, como o uso da barra poderia deixar pensar.

C. R. :: 02/03/2006

[Ortografia/Pontuação]
«O Bazófias» = rio Mondego (Portugal)
Olhò e vivà
«Print Without Saving»: como fica em português?
A vírgula antes da conjunção e
A ortografia antes de 1911
Sobre a acentuação de câimbra e de zâimbo
Como marcar os resultados desportivos:
com hífen ou com meia-risca?
A posição do símbolo do dólar (EUA)
Dresina
Vírgula antes de orações consecutivas

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos