ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Classe e subclasse de palavras

[Pergunta] Gostaria que me esclarecessem esta dúvida: conjunção é só por si uma classe de palavras, ou a classe é conjunção coordenativa ou subordinativa? Por exemplo, «e» pertence à classe das conjunções e é subclasse das coordenativas copulativas; ou pertence à classe das conjunções coordenativas e é subclasse das copulativas?

Jorge da Cunha :: Professor :: Arruda dos Vinhos, Portugal

[Resposta] Uma classe de palavras é um conjunto de palavras que apresentam o mesmo comportamento sintá(c)tico. Tradicionalmente, referem-se as seguintes classes de palavras: nomes adje(c)tivos verbos advérbios interjeições determinantes pronomes preposições conjunções Cada uma destas classes pode ser subdividida se os seus elementos forem agrupados de acordo com propriedades específicas que apresentam. Assim, dentro da classe dos nomes, por exemplo, encontram-se as subclasses dos nomes próprios e dos nomes comuns. Do mesmo modo, no interior da classe das conjunções, encontramos as subclasses das conjunções coordenativas e das conjunções subordinativas. Por sua vez, cada uma destas subclasses também pode ser subdividida. Dentro da subclasse das conjunções coordenativas, encontramos as subclasses das: conjunções coordenativas copulativas; conjunções coordenativas adversativas; conjunções coordenativas disjuntivas; conjunções coordenativas conclusivas. Assim, e pertence à classe de palavras das conjunções. Se quisermos especificar, diremos que pertence à subclasse das conjunções coordenativas. Se quisermos ser mais específicos ainda, diremos que e pertence à subclasse das conjunções coordenativas copulativas.

Eva Arim :: 25/05/2006

[Últimas Respostas]
O significado de sedição
A expressão latina et cetera/et caetera (etc.)
Direções como anglicismo
«A pera, quando madura, há de cair»
O coletivo de recrutas
O regionalismo empalear
Truísmo
A regência de inscrever-se
A origem de «dama de honor»
Origem de fronteira

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos