ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

A análise morfológica de comprá-lo-ei

[Pergunta] Como se faz a análise morfológica de comprá-lo-ei?


Cristina Medeiros :: Estudante :: Lisboa, Portugal

[Resposta] Comprá-lo-ei é a 1.ª pessoa do futuro do indicativo do verbo comprar conjugado pronominalmente. É constituído pela forma comprá, variante contextual do infinitivo comprar, pelo pronome clítico lo, que é variante contextual do pronome o, e por á, que é a terminação do futuro e está morfologicamente relacionada com a forma , do verbo haver.

Vemos, portanto, que o futuro do indicativo e o condicional de um dado verbo são constituídos pelo respectivo infinitivo e pelo presente do indicativo de haver (cf. Mateus et alii, 2003, Gramática da Língua Portuguesa, pág. 937). Quando estes tempos são conjugados pronominalmente, diz-se que ocorre a mesóclise do pronome átono, isto é, a interpolação do pronome átono entre os elementos constituintes da forma verbal: por exemplo, comprar-lhe-ei (futuro) e comprar-lhe-ia (condicional) resultam da associação de, respectivamente, comprarei e compraria ao pronome lhe. A sequência de sílabas átonas comprar- é na realidade o infinitivo comprar, como revela a mesóclise em comprar-lhe-ei e comprar-lhe-ia: o /a/ final recupera o timbre aberto e o acento fónico na última sílaba.

No caso de comprá-lo-ei, distinguem-se, por um lado, a 1.ª pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo comprar e, por outro, o pronome átono de 3.ª pessoa o. A associação de comprar com o referido pronome átono segue as transformações morfológicas e gráficas previstas nesse contexto: perda do -r, acento agudo na última sílaba e emprego da forma -lo(s)/-la(s) do pronome.


Carlos Rocha :: 27/05/2008

[Morfologia]
Equestre e equina
A subclasse de nublado e estrelado
«Vocábulo formal» vs. «vocábulo fonológico»
«De vocês» = «vossos»
Contração ou não: «em nome de», «no nome de»
Juridicidade e juricidade
A subclasse do advérbio certamente
Orografia
Minimercado, tripé, bimotor e pós-graduação
A formação do substantivo aparecimento

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos