ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

A ausência de paralelismo sintático

[Pergunta] Gostaria de saber a resposta desta questão:

«Desejamos que todos os funcionários aproveitem as férias e uma boa estada no hotel da empresa.»

a) Tendo em vista que no texto acima falta paralelismo sintático, reescreva-o mantendo o mesmo sentido e fazendo as alterações necessárias para que o paralelismo se estabeleça.

b) Justifique detalhadamente as alterações efetuadas.

Jaqueline Riquelme :: Académica de Letras :: Bataguassu, Brasil

[Resposta] a) «Desejamos que todos os funcionários aproveitem as férias e que tenham uma boa estada no hotel da empresa.»

b) A ausência de «paralelismo sintático» é claramente detetável no desequilíbrio plasmado na oração coordenada «e uma boa estada no hotel da empresa», já que esta parece surgir algo desgarrada da oração «Desejamos que todos os funcionários aproveitem as férias». No fundo, o enunciador deste excerto pretende dizer, através da utilização de uma estrutura coordenada, o seguinte:

1) Desejamos que todos os funcionários aproveitem as férias;

2) Desejamos que todos os funcionários tenham uma boa estada no hotel da empresa.

Porém, a forma como a frase se encontra construída não nos permite dela retirar, de forma líquida, os dois objetivos elencados em 1) e 2), mas apenas o que se encontra discriminado em 1).

Na verdade, podemos até, no limite, considerar que o enunciado transcrito se encontra incompleto (tendo em conta a forma marginal e desequilibrada como está construído), podendo a segunda sequência da frase — «e uma boa estada no hotel da empresa» — referir-se eventualmente a outra entidade que não «os funcionários», ex.: «Desejamos que todos os funcionários aproveitem as férias e uma boa estada no hotel da empresa [a todos os nossos clientes].»

Deste modo, para que a frase transcrita adquira uma eficácia semântica compatível com o objetivo pretendido, será necessário calibrá-la do ponto de vista sintático, repescando «os funcionários» da primeira oração, através da forma verbal «tenham». Assim, as duas orações coordenadas acabarão por ter uma estrutura gramatical idêntica, recuperando o referido «paralelismo sintático».

Pedro Mateus :: 10/05/2012

[Sintaxe]
Núcleo do sujeito e aposto
Advérbios de lugar associados a expressões locativas plenas
Futuro e presente do conjuntivo depois de quando
«Período de quinze anos»
Tempos verbais numa interrogativa introduzida por «e se...»
A sintaxe do verbo residir
Futuro do conjuntivo em orações adverbiais condicionais
«Quanto mais»
A sintaxe de circular
O complemento indireto do verbo dedicar

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos