ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Algumas figuras de estilo

[Pergunta] Gostaria de saber o significado das seguintes palavras: aliteração; metáfora; catacrese; metonímia e sinédoque; perífrase ou antonomásia; sinestesia; apóstrofe; antítese; hipérbole; prosopopéia ou personificação; ironia; eufemismo; gradação ou clímax; anáfora; pleonasmo ou redundância; elipse. Obrigado!

PS: não reparem nos meus erros de português.

Daniel Andrade Tavares :: :: Brasil

[Resposta] Aliteração - repetição das mesmas letras, sílabas ou sons, na mesma frase, para produzir um efeito de harmonia.

Metáfora - tropo em que a significação natural de uma palavra se transporta para outra em virtude da relação de semelhança que se subentende; imagem; figura.

Catacrese - tropo que consiste no emprego de termos com significação diferente da usual, por falta de termos próprios na língua.

Metonímia - alteração do sentido natural dos termos, pelo emprego da causa em vez do efeito, do todo pela parte, do continente pelo conteúdo, etc., e vice-versa.

Sinédoque - tropo, fundado na relação de compreensão, em que se emprega o nome do todo pela parte ou da parte pelo todo, do plural pelo singular ou do singular pelo plural, etc.

Perífrase - emprego de muitas palavras para exprimir o que se podia dizer mais concisamente.

Antonomásia - substituição de um nome próprio por um comum ou por uma perífrase, ou vice-versa; alcunha; sobrenome.

Sinestesia - termo que caracteriza a experiência sensorial de certos indivíduos nos quais sensações correspondentes a certo sentido são associadas às de outro sentido. Nos casos em que se tratam de sensações visuais associadas a sensações auditivas, a sinestesia denomina-se sinopsia.

Apóstrofe - interrupção que o orador faz no discurso, dirigindo-se a coisas ou pessoas reais ou fictícias; frase injuriosa; invectiva. Não confundir com apóstrofo que é sinal gráfico (') designativo de elisão de uma ou mais letras, numa palavra.

Antítese - oposição de sentido entre dois termos ou duas proposições; oposição; coisa contrária; o contrário. Na área da Filosofia, é proposição oposta a uma tese (asserção afirmativa).

Hipérbole - na área da Gramática, é figura de estilo que consiste no exagero de expressão, ampliando a verdadeira dimensão das coisas. Em Geometria, trata-se de curva cónica, secção de uma superfície cónica de revolução por um plano paralelo ao eixo (e, por isso, paralelo a duas geratrizes), que tem as duas propriedades características seguintes: é constante o valor absoluto da diferença das distâncias de cada ponto da curva a dois pontos fixos (focos da hipérbole) do seu plano; é constante o quociente das distâncias de cada ponto da curva a um ponto fixo (foco) e a uma recta fixa (directriz) do plano da curva.

Prosopopeia - figura de retórica em que se atribui o dom da palavra a seres inanimados, a irracionais, e até aos mortos; personificação; discurso empolado.

Ironia - figura de estilo que veicula um significado contrário daquele que deriva da interpretação literal do enunciado; zombaria.

Eufemismo - figura de estilo com que se disfarçam ideias desagradáveis por meio de expressões suaves.

Gradação - aumento ou diminuição sucessiva e gradual; transição gradual. Em retórica, trata-se do emprego de sinónimos em ordem crescente ou decrescente de intensidade expressiva.

Anáfora - figura de estilo que consiste em repetir a mesma palavra no princípio de várias frases; processo mediante o qual um termo da cadeia textual reenvia para outro termo anteriormente manifestado na mesma cadeia; designação, nos ritos orientais, de parte do cânone da missa.

Pleonasmo - figura literária que consiste na redundância de palavras para expressar uma ideia, como em parece-me a mim, entra para dentro, etc.; essa redundância; circunlóquio.

Elipse - Em Gramática, é omissão de uma ou mais palavras que facilmente se subentendem. Em Geometria, trata-se de curva de intersecção de uma superfície cónica ou cilíndrica de revolução por um plano que corta todas as geratrizes; curva cónica, cuja excentricidade é menor que a unidade.

Algumas destas palavras e os respectivos significados já se encontram nas Respostas Anteriores do Ciberdúvidas, acessíveis pelo motor de busca.

C.M. :: 04/03/1999

[Estudos Literários]
Coletânea de contos e estratégia narrativa (Decâmeron)
«Caça à baleia», a propósito de Raul Brandão
«Foi como se um sino tivesse tocado no coração do mundo»: figuras de estilo
«O povo estourou de tanto rir», metonímia?
Um eufemismo do Auto da Barca do Inferno
O hipérbato em versos de R. Reis
A sinestesia e a metáfora num verso de Fernando Pessoa
Dois casos de tropos
Decassílabos numa tradução da Ilíada (Odorico Mendes)
A divisão métrica de quantos

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos