ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Abreviatura de Meritíssimo

[Pergunta] Por gentileza:
Tira-me uma dúvida: a abreviação de Meritíssima é MMa. ou só MM. (sem o "a")?
Eu sei que Meritíssimo Juiz é MM. Juiz.
Vê se você tem alguma gramática que explique.
Agradecida.

Irenilda :: :: Brasília, Brasil

[Resposta] Para o Brasil, a abreviatura de Meritíssimo oficializada é, de fa(c)to MM. Penso que se deve escrever também `MM. Juíza´, pois que o signo MM. não distingue masculino de feminino. Talvez a ide[é]ia inicial fosse aplicar esta abreviatura só no masculino, no tempo em que as juízas não eram tão frequ[ü[entes como felizmente são hoje. Agora, é ilógico MM. ser só aplicado ao masculino, e para o feminino ter de se escrever MM.a (a em índice superior)… Mas as abreviaturas são uma convenção: dependem de acordo tácito entre a comunidade culta.
Para Portugal, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, de 1940, aceita também para Meritíssimo a abreviatura M.º (mo em índice superior); e, neste caso, escreve-se, logicamente: `M.ma Juíza´ (ma em índice superior).
No «Prontuário» da Texto Editora, 3.ª versão, foi adoptada/adotada uma representação mista actualizada/atualizada: Mm.º (o em índice superior), de acordo com o recente «Dicionário Universal da Língua Portuguesa», também da Texto Editora (os dois MM ou Mm seguidos emprestam um sentido especial de reverência à abreviatura, que não se tem com o m elevado). Do ponto de vista ortográfico, desagrada-me o segundo M maiúsculo em MM, pois, em rigor, o segundo é minúsculo na palavra. Esta representação escolhida para o «Prontuário» da Texto permite também distinguir presentemente: `Mm.º Juiz´ e `Mm.ª Juíza´ [o e a em índices superiores].
Ao seu dispor,

D´ Silvas Filho :: 16/11/2001

[Léxico]
Substantivo primitivo e substantivo composto (terminologia brasileira)
Nomes (em português) de reis escandinavos
Gíria e tecnoleto
«Calçar/vestir/pôr joelheiras»
A sintaxe de realizar-se (= «acontecer, haver»)
A preposição sobre com os verbos pesquisar, consultar e assessorar
«Pessoa que vai à boleia» (II)
A pronúncia de coulomb
A diferença entre corrigir e emendar
Prorrogação e prorrogamento

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos