ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A língua da lei

«O Direito é a mais linguística de todas as instituições – e não haverá muitas profissões tão dependentes das virtualidades da linguagem como a profissão jurídica.»

Conceição Carapinha, "A linguagem no `banco dos réus´ – alguns aspectos da Linguística Jurídica", Ciclo de Seminário do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA), 2010, p. 1

Uma citação a propósito de linguagem jurídica, tema em foco em duas novas questões que aguardavam divulgação:

• Qual a diferença entre furto e roubo

• Que significa a palavra ilícito empregada como substantivo?

Recordamos que o consultório se encontra encerrado temporariamente – mas, entretanto, manter-se-ão as atualizações regulares de outras rubricas.


 Voltamos a chamar a atenção dos interessados para a realização em Luanda, de 18 a 20 de setembro de 2014, do 3.º Congresso Internacional de Língua Portuguesa, uma iniciativa da Universidade Jean Piaget de Angola. O encontro, subordinado ao tema genérico "Unidade na diversidade", tem por objetivo debater os atuais desafios da língua portuguesa em Angola e no mundo. Informações sobre o programa, aqui.


 

Na Ciberescola da Língua Portuguesa e nos Cibercursos, são muitos os materiais destinados ao ensino e à aprendizagem do português (língua materna e língua não materna). Mais informação – designadamente sobre aulas individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language) – na respetiva página do Facebook e na rubrica Ensino.

 


 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 15/09/2014


Aberturas anteriores

Creative Commons License Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons
[Destaques]
Consultório Ciberdúvidas encerrado temporariamente
furtar vs. roubar
O termo ilícito como substantivo
Futuro... da preguiça
Um item, dois itens
«Dezenas... de "milhar"»?!
Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa - apelo a divulgação

Mostra todas as respostas

Ajuda

RSS

Facebook

Aplicação

Ciber Escola Ciber Cursos