ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Unidade e diversidade da língua portuguesa
debatidas em Luanda, em setembro

Anuncia-se a realização em Luanda, de 18 a 20 de setembro de 2014, do 3.º Congresso  Internacional de Língua Portuguesa, uma iniciativa da Universidade Jean Piaget de Angola que nesta edição aborda o tema genérico "Unidade na diversidade". A principal proposta deste encontro é debater os atuais desafios da língua portuguesa em Angola e no mundo. Mais informação sobre inscrições (até 15 de agosto p.f.) e programa, aqui e aqui.


 Paulo J. S. Barata traz ao Pelourinho mais casos da quotidiana pressão do inglês: os usos incorretos de casual no sentido de «informal» e de chef em lugar de «chefe de cozinha». No consultório, apesar da sua interrupção até setembro, apresenta-se mais uma dúvida que aguardava divulgação: existe diferença entre corrigir e emendar?  Além disso, mantém-se acessível, como sempre, todo o arquivo de mais de 30 mil respostas do Ciberdúvidas (consultar pelo motor de busca).


O programa Mambos da Língua – o tu-cá-tu-lá do português de Angola realizado pela Rádio Nacional de Angola com a colaboração do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, dedica diariamente apontamentos didáticos às palavras, frases e expressões do português escrito e falado em Angola. Um novo episódio, o 42.º, versa sobre a relação entre o angolanismo cassule e o brasileirismo caçula.


 Na Ciberescola da Língua Portuguesa e nos Cibercursos, disponibilizam-se recursos para apoio da aprendizagem do Português (língua materna e não materna) e organizam-se cursos para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações na rubrica Ensino e no Facebook.


Renovando o apelo SOS Ciberdúvidas, agradecemos toda a ajuda que os nossos consulentes entendam prestar-nos, de modo a prosseguirmos em atividade, ao serviço de quantos se interessam pela língua portuguesa e querem saber mais sobre a diversidade dos seus usos e normas.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 28/07/2014


Aberturas anteriores

Creative Commons License Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons
[Destaques]
Mambos da Língua (42.º episódio): cassule e caçula
Um casual nada fortuito
Diferença entre corrigir e emendar
«Assim ele não "te gosta", não é?»
"Sensurada"
O Instituto Internacional da Língua Portuguesa e o legado de Gilvan Müller de Oliveira
O doce com nome de (um) brigadeiro
Um enigmático «inigma»!
Ciberescola promove ensino e aprendizagem do Português como Língua não Materna

Mostra todas as respostas

Ajuda

RSS

Facebook

Aplicação

Ciber Escola Ciber Cursos