ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

«Acordo Ortográfico bem encaminhado»

O  título é do Jornal de Angola que, algo surpreendentemente*, assim editou, na última página da sua edição de terça-feira, 26 p.p, a notícia distribuída pela agência Lusa sobre os trabalhos da X Reunião Ordinária do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com as declarações da respetiva diretora executiva, a moçambicana Marisa Mendonça. «Em nenhum dos países – sublinhou – está em causa o Acordo Ortográfico. O que é diferente é o processo, as estratégias e os tempos que se prevê para a implementação plena das novas regras».

[A notícia fica disponível na rubrica Acordo Ortográfico, na íntegra, com a pormenorização do faseamento da aplicação das novas regras ortográficas do português nos países da CPLP, nomeadamente em Portugal e no Brasil («praticamente plena», apesar da contestação dos setores anti-AO num e noutro lado do Atlântico), de Cabo Verde («em processo de implementação»), Moçambique (onde se aguarda homologação parlamentar, após aprovação governamental), enquanto em Angola ainda se está «em fase de discussão».]

* Surpreendentemente, tendo em conta algumas tomadas de posição mais virulentas dadas à estampa pelo jornal oficial angolano contra o Acordo Ortográfico mas, ao mesmo tempo, em sintonia, já, com as mais recentes declarações da coordenadora da Comissão Nacional de Angola no Conselho Científico do IILP, Ana Paula Henriques.


Interrompido por uma semana o consultório do Ciberdúvidas, deixamos entretanto disponível na rubrica O Nosso Idioma, uma saborosa crónica do escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo, publicada no jornal O Globo de 21 de maio p.p. – sobre o uso e o abuso de termos em inglês em contexto de puro pedantismo social, nalguns estratos mais urbanos da sociedade brasileira.

Da sociedade brasileira, mas também em Portugal – como fica assinalado no Pelourinho, com o apontamento «Em bom português?»


«Empurrar com a barriga» e «estar em panos de vinagre» são duas expressões populares do português com destaque no  programa Língua de Todos, na RDP África (na sexta-feira, 29 de maio, às 13h30**, com repetição no dia seguinte, às 9h10**).

E no programa Páginas de Português, na Antena 2 (no domingo, 31 de maio, depois das 17h00**), passa uma entrevista com o novo presidente da Sociedade da Língua Portuguesa, Francisco Moita Flores.

** Hora oficial de Portugal continental.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 28/05/2015


Aberturas anteriores

Creative Commons License Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons
[Destaques]
«Acordo ortográfico não está em
causa em nenhum país da CPLP»
«Em bom português»?
Transbording
Duas expressões populares do português
no programa Língua de Todos
No programa Páginas de Português
o novo presidente da SLP,
Francisco Moita Flores

Mostra todas as respostas

Ajuda

RSS

Facebook

Aplicação

Ciber Escola Ciber Cursos