ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Verbos irregulares/verbos defectivos

[Pergunta] A pergunta talvez cause estranheza, mas teve sua origem na distância existente entre o conceito que as gramáticas apresentam para 'verbos irregulares' e a prática da sala de aula e de vários livros didáticos. Nem todos os verbos irregulares são, a exemplo do verbo reaver, defectivos. E quanto aos defectivos, são irregulares?
Se o são, por que as gramáticas e dicionários (Celso Cunha, Bechara, Matoso Câmara, etc.) não citam a ausência de formas como uma das possíveis características dos verbos irregulares, mas apenas a alteração do radical e a variação na flexão em relação ao modelo?
Se não são irregulares, a ausência ou inexistência de formas (e não pensemos aqui nos unipessoais e nos impessoais), em razão da falta de registro ou de uso (por questão de eufonia), já não constitui por si só um outro tipo de irregularidade?
Obrigada.

Renata Menezes :: :: Rio de Janeiro, Brasil

[Resposta] Verbos defectivos são aqueles a que faltam formas flexionais.
Verbos irregulares são, como disse, e muito bem, aqueles que têm alteração do radical ou variação nas desinências em relação ao modelo.
São, pois, dois termos que têm o seu significado específico nesta área (convencional, como é normal).
Ora, há verbos defectivos que são regulares, porque na sua flexão não têm alteração do radical e flexionam consoante o modelo (ex.: nevar, chover, banir), e há-os irregulares (ex.: haver, na acepção de "existir", convir). Por outro lado, há verbos irregulares que têm todas as formas e há aqueles a que faltam formas (defectivos).
Assim, parece-me ajustada a distinção feita nas gramáticas.

M.R.M.R. :: 25/05/2001

[Gramática]
O uso de artigo definido com Ucrânia
O conceito de adjetivo erudito
(na terminologia gramatical brasileira)
Os topónimos Sobral de Monte Agraço, Monte Abraão e Fátima
«Direcionado para/a» e «dirigido a»
Verbo anómalo
O uso do advérbio quão
A conjunção, preposição e adjetivo consoante
A definição de universais linguísticos
Numerais em datas
A classe de palavras de «no entanto»

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos